terça-feira, 20 de março de 2012

Diferentes Métodos de Ensino do Inglês

Pessoal,

nos dias de hoje existem milhares de escolas de inglês e cada uma delas com uma metodologia e abordagem diferentes. Não estou aqui para criticar nenhuma delas , pois realmente acredito que assim como muitos caminhos levam à Deus, embora eu meu seja Jesus Cristo, todas as escolas acabam ensinando alguma coisa.

Existem escolas que trabalham o método rápido, onde o aluno decora frases e fica repetindo, repetindo até cansar. Esse método ajuda quem não sabe nada e tem uma certa pressa pra se comunicar. Mas lembre-se que o processo de aquisição de uma língua é longo e moroso, e não podemos considerar os alunos que terminam esse tipo de curso como nível avançado. Logo veremos porque.

Tem escola que ensina o vocabulário e ensina o aluno a traduzir, por exemplo: leite - milk , beber-dirnk ...eu bebo leite - I drink milk. Quando o nivel ainda é muito básico até funciona, mas conforme avançamos as estruturas ficam mais complexas e a tradução não funciona mais e ai vemos alunos traduzindo I have been married como eu tenho sido casada(o). Mas não é assim.

Outras escolas trabalham o que chamamos método funcional, o que é isso ? São os cursos que quase não trabalham a gramática, ensinam o aluno por meio das funções da língua , por exemplo : Para fazer convites em inglês(função)  usamos  Would you like .....? How about ....?. O aluno aprende a função, porém não conhecea estrutura da língua. Esse método também funciona para quem quer fazer compras no exterior, comer , pedir informações, mas assim como o método mencionado acima é uma maneira engessada de ensinar  pois não ensina o aluno a raciocinar, não dá a ele autonomia.

Sem falar nos professores NATIVOS que dão aulas de conversação, na minha opinião enrolação.

Imagine você pegar uma criança de 2 anos que fala um pouquinho de português, coloca-la numa sala e fazer com ela uma conversação de uma hora. Que ferramentas do idioma essa criança tem para desenvolver essa "conversação" durante uma hora de aula ?
Acredito que esse tipo de aula é para quem já fala fluente , já domina o idioma e não quer enferrujar.

Mas como tem aluno pra todo mundo, isso não é um problema. Antes de fazer aula particular peça o curriculo do professor, veja quanto tempo ele tem de experiência e quais certificados intenacionais de proficiencia ele tem. Falar inglês não significa estar apto para dar aulas de inglês. Eu falo português há 40 anos (desde que nasci praticamente) e não dou aulas de português.

Na verdade, quem quer mesmo aprender um idioma tem que passar por todas as habilidades, listening, speaking, reading, writing e GRAMMAR, é o conhecimento gramatical que vai dar ao aluno as ferramentas para ser autônomo no idioma e se desenvolver até chegar ao nivel Avançado.

O que todas essas escolas fazem é produzir alunos em um bom nível intermediário, mesmo aquelas que dizem que o curso vai até o avançado.

Não podemos confundir fluência em inglês com nível avançado de inglês. Tem muita gente que fala fluente , mas só usa a gramática básica.

Por isso na Europa e nos Estados Unidos está em uso uma escala que representa o nível e as habilidades que o aluno deve ter para ser considerado nesse ou naquele nível. Mas disso falarei em outra postagem.

O que realmente interessa é que ao escolher uma escola de inglês você pesquise que tipo de método ela usa, e qual seu real objetivo como aluno. Você vai se adaptar em uma sala com 12-15 pessoas ? Você vai se sentir à vontade fazendo aulas com adolescentes ?

Um aluno que pretende só passear no exterior pode escolher qualquer uma das citadas acima que vai dar certo.
Mas aquele que almeja um TOEFL, e  ter a capacidade de defender um "paper" em um congresso internacional, tem que procurar aquelas escolas que oferecem o curso tradicional, aonde a gramatica é trabalhada e o aluno estuda de 5 a 6 anos o idioma. Afinal, você não iria para uma mesa de cirurgia com um aluno que fez 2 ou 3 anos de medicina ...iria ?

Aprender uma língua estrangeira leva tempo e exige muita dedicação. Se você sabe que vai precisar dela um dia , não fique protelando. Tome uma atitude e comece logo, caso contrário você pode perder grandes oportunidades porque não fala outra língua.

Um abraço

Megy





TOEIC



Estou aqui mais uma vez muitooooooo orgulhosa desses meus queridos alunos !!!


Jossano 660 pontos no TOEIC.....mandou bem !!!


Congratulations !!!


São alunos assim que fazem a profissão valer a pena !!!

TRADUÇÕES E REVISÕES