terça-feira, 20 de março de 2012

Diferentes Métodos de Ensino do Inglês

Pessoal,

nos dias de hoje existem milhares de escolas de inglês e cada uma delas com uma metodologia e abordagem diferentes. Não estou aqui para criticar nenhuma delas , pois realmente acredito que assim como muitos caminhos levam à Deus, embora eu meu seja Jesus Cristo, todas as escolas acabam ensinando alguma coisa.

Existem escolas que trabalham o método rápido, onde o aluno decora frases e fica repetindo, repetindo até cansar. Esse método ajuda quem não sabe nada e tem uma certa pressa pra se comunicar. Mas lembre-se que o processo de aquisição de uma língua é longo e moroso, e não podemos considerar os alunos que terminam esse tipo de curso como nível avançado. Logo veremos porque.

Tem escola que ensina o vocabulário e ensina o aluno a traduzir, por exemplo: leite - milk , beber-dirnk ...eu bebo leite - I drink milk. Quando o nivel ainda é muito básico até funciona, mas conforme avançamos as estruturas ficam mais complexas e a tradução não funciona mais e ai vemos alunos traduzindo I have been married como eu tenho sido casada(o). Mas não é assim.

Outras escolas trabalham o que chamamos método funcional, o que é isso ? São os cursos que quase não trabalham a gramática, ensinam o aluno por meio das funções da língua , por exemplo : Para fazer convites em inglês(função)  usamos  Would you like .....? How about ....?. O aluno aprende a função, porém não conhecea estrutura da língua. Esse método também funciona para quem quer fazer compras no exterior, comer , pedir informações, mas assim como o método mencionado acima é uma maneira engessada de ensinar  pois não ensina o aluno a raciocinar, não dá a ele autonomia.

Sem falar nos professores NATIVOS que dão aulas de conversação, na minha opinião enrolação.

Imagine você pegar uma criança de 2 anos que fala um pouquinho de português, coloca-la numa sala e fazer com ela uma conversação de uma hora. Que ferramentas do idioma essa criança tem para desenvolver essa "conversação" durante uma hora de aula ?
Acredito que esse tipo de aula é para quem já fala fluente , já domina o idioma e não quer enferrujar.

Mas como tem aluno pra todo mundo, isso não é um problema. Antes de fazer aula particular peça o curriculo do professor, veja quanto tempo ele tem de experiência e quais certificados intenacionais de proficiencia ele tem. Falar inglês não significa estar apto para dar aulas de inglês. Eu falo português há 40 anos (desde que nasci praticamente) e não dou aulas de português.

Na verdade, quem quer mesmo aprender um idioma tem que passar por todas as habilidades, listening, speaking, reading, writing e GRAMMAR, é o conhecimento gramatical que vai dar ao aluno as ferramentas para ser autônomo no idioma e se desenvolver até chegar ao nivel Avançado.

O que todas essas escolas fazem é produzir alunos em um bom nível intermediário, mesmo aquelas que dizem que o curso vai até o avançado.

Não podemos confundir fluência em inglês com nível avançado de inglês. Tem muita gente que fala fluente , mas só usa a gramática básica.

Por isso na Europa e nos Estados Unidos está em uso uma escala que representa o nível e as habilidades que o aluno deve ter para ser considerado nesse ou naquele nível. Mas disso falarei em outra postagem.

O que realmente interessa é que ao escolher uma escola de inglês você pesquise que tipo de método ela usa, e qual seu real objetivo como aluno. Você vai se adaptar em uma sala com 12-15 pessoas ? Você vai se sentir à vontade fazendo aulas com adolescentes ?

Um aluno que pretende só passear no exterior pode escolher qualquer uma das citadas acima que vai dar certo.
Mas aquele que almeja um TOEFL, e  ter a capacidade de defender um "paper" em um congresso internacional, tem que procurar aquelas escolas que oferecem o curso tradicional, aonde a gramatica é trabalhada e o aluno estuda de 5 a 6 anos o idioma. Afinal, você não iria para uma mesa de cirurgia com um aluno que fez 2 ou 3 anos de medicina ...iria ?

Aprender uma língua estrangeira leva tempo e exige muita dedicação. Se você sabe que vai precisar dela um dia , não fique protelando. Tome uma atitude e comece logo, caso contrário você pode perder grandes oportunidades porque não fala outra língua.

Um abraço

Megy





2 comentários:

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    1. Prezado RUI, também falo inglês desde os 9 anos, fiz dois anos de espanhol na Universidade do País Vasco, morei na Europa e como você conheci diversos paises e costumes e também morei nos Estados Unidos. Quanto a pronúncia dei aulas de fonética dentro do ICEA no CTA no curso de controlador de trafego aéreo. A questão aqui não é comparar nossos currículos. Dou aulas há 25 anos, faço traduções (simultanea, consecutiva etc...) e acho que a profissão de professor de inglês é muito desvalorizada e as escolas pagam muito mal justamente porque hoje em dia qualquer pessoa que viaja , mora fora e fala o idioma se entitula Professor de Inglês.
      Sem duvida teu currículo é admirável, mas não faz de você um professor. De todas as maneiras te desejo sorte na nova empreitada e te dou uma dica....ao invés de dizer que vc é ex-comissário de bordo , fale um pouco da sua experiência como docente.
      Um abraço
      Megy

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